| |

Modelo sofreu reestilizações externas e internas, e ganhou como itens de série recursos que , antes , eram opcionais

.: Frente da Ranger traz grupos óticos redondos , pára-choque mais bojudo e grade tipo “colméia”.
|
Concessionária V. Muchiutt recebeu o lançamento, que traz alterações estéticas e inovações
A Ford Ranger 2005, que começa a ser vendida esta semana em Presidente Prudente , é uma nova picape desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro . Ela é uma evolução do modelo , mas agora com uma série de inovações , a começar pelo design inspirado na premiada F-150 americana , a picape mais vendida do mundo .
O veículo é resultado de um amplo programa de desenvolvimento de engenharia e design feito no Brasil, com foco no estilo , no conforto e no aprimoramento da dirigibilidade, para oferecer o melhor conjunto do segmento .
A sua nova concepção foi inteiramente baseada em pesquisas junto aos consumidores brasileiros . Além da mudança radical no estilo , a picape recebeu alterações na suspensão e no interior , entre outros itens de refinamento.
As linhas da Nova Ranger são modernas, fortes e atraentes . Na frente , destacam-se o capô alto , com vincos centrais , e os faróis circulares em formato tipo canhão , com lentes transparentes e luz de pisca incorporada ao conjunto . A grade tem tela do tipo colméia. Os pára-choques são encorpados e os pára-lamas trazem uma nova moldura sobre a caixa de roda , realçando as novas rodas e pneus Scorpion AT. Molduras laterais , maçanetas , espelhos retrovisores e logotipos são outros itens desenvolvidos especialmente para o novo modelo . Na traseira , chama a atenção o desenho da tampa da caçamba , com o logotipo Ford na parte central . O vidro traseiro , encapsulado, é arrematado por molduras largas. As lanternas são cobertas por lentes fumê translúcidas, com elementos internos circulares , em formato de canhão .
Os bancos são inteiramente novos , tanto na sua concepção como no material , formato das espumas e revestimento , aumentando o conforto da cabine , que oferece o melhor espaço interno da categoria , além de excelente acesso . Os bancos possuem também encostos de cabeça reguláveis, reclinador total e trilho de curso amplo , que facilitam o ajuste ao estilo e tipo físico de cada usuário , com o mesmo padrão de segurança e conforto . O banco do motorista oferece ainda ajustes de altura e lombar.
Suspensão
A evolução da Nova Ranger se estende, também , ao sistema de suspensão dianteira e traseira . Projetado com tecnologias de última geração , ele oferece muito conforto aos passageiros e torna a condução agradável e precisa . O conjunto incorpora amortecedores de última geração , mais macios e precisos , do mesmo tipo utilizado pelos novos utilitários esportivos e desenvolvidos para as exigências específicas da picape . O novo projeto de amortecedor foi um dos fatores que contribuíram para o aumento do conforto e da “tunabilidade” para calibração da dirigibilidade. Além de reduzir o mergulho da dianteira na passagem por obstáculos como lombadas , por exemplo , ele permite total controle em pistas de velocidade , atendendo às características de uso misto requeridas pelo mercado.
O sistema recebeu molas auxiliares na suspensão dianteira em poliuretano . Foi adicionada uma barra estabilizadora dianteira . A barra de torção , assim como as molas traseiras , também foram inteiramente redesenhadas para se tornarem mais eficientes.
Pneus
O desenvolvimento da Nova Ranger incluiu um novo projeto de pneu : o todo-terreno Scorpion 245/70 R16, da Pirelli. Além de alta resistência , devido à utilização de novos compostos de borracha e estrutura da carcaça , ele tem sulcos longitudinais autolimpantes e cria um visual bonito e agressivo , em harmonia com as novas rodas de 16 polegadas , de aço ou alumínio. Motores
A Nova Ranger 2005 continua a oferecer os excelentes motores da linha Ranger , tanto na versão Diesel como a gasolina . Produzido pela International, o avançado motor Power Stroke Turbo Diesel 2.8 L, com cabeçote , pistões e anéis de liga de alumínio , é o primeiro no Brasil a oferecer , além do turbo convencional – de 132 cv (a 3.800 rpm) e torque de 36,2 kgfm (a 1.600 rpm) – a tecnologia inovadora do turbocompressor de geometria variável (TGV), que eleva sua potência para 135 cv (a 3.800 rpm), com torque de 38,2 kgfm (a 1.400 rpm).
Já o motor Ford 2.3 L a gasolina da Ranger é o primeiro do segmento de picapes médias no País com bloco , cárter e cabeçote de alumínio e 16 válvulas . É também o motor de quatro cilindros a gasolina mais potente do segmento , com 145 cv (a 5.250 rpm) e torque de 21,3 kgfm. |