19.8 C
Presidente Prudente
terça-feira, julho 27, 2021
spot_img

Dr. Flávio Porto: “Especializar-se em Ortopedia de coluna foi um grande desafio”

Vindo de uma família da área do Direito, Flávio Porto se preparava até o terceiro colegial para seguir carreira jurídica, mas no final desse ano, algo o despertou para os desafios da Medicina, e ele comunicou à família que esse seria o seu destino.

“A vontade dos meus pais era que eu fizesse o curso de Direito, mas diante de minha decisão, me deram todo apoio para eu seguir na Medicina. Me encaixei muito bem, e hoje posso dizer que eu amo o que eu faço”.

Natural de Lins, Flavio Porto Porto Franco Piola, graduou-se pela FAMEMA Faculdade de Medicina de Marília. Fez a Residência Médica em Ortopedia pela Santa Casa de Marília, mestrado em Ciências da Saúde Ligadas ao Aparelho Locomotor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP),  especialização em  Cirurgia de Coluna, Mestrado e Doutorado na USP de Ribeirão Preto e uma subespecialização em Cirurgia Endoscópica da coluna.

“Os desafios da Medicina me atraíram para essa formação, assim como a especialização em Ortopedia e a sub especialização em coluna vertebral, uma área difícil, que exige constante evolução dos conhecimentos”.

Especializar-se em Ortopedia de coluna, onde os médicos se especializam na coluna vertebral, uma das partes mais importantes do corpo humano, foi o desafio que moveu o médico em seus estudos até o Doutorado.

De acordo com o Dr. Flávio Porto os tratamentos e cirurgias da coluna vertebral tiveram avanços significativos nos últimos 20 anos e ele buscou exaustivamente o conhecimento e as novas técnicas. Com isto, as chamadas cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral passaram a proporcionar maior conforto e rápida recuperação aos pacientes. Novas técnicas cirúrgicas, como a cirurgia endoscópica da coluna (ou cirurgia por vídeo), realizada através de pequenas incisões, são técnicas modernas que proporcionam diversos benefícios no tratamento de problemas da coluna e visam o bem-estar dos pacientes de um modo geral, possibilitando procedimento com alta precoce, baixo índice de complicações e consequentemente retorno precoce ao trabalho e às atividades físicas.

“A Medicina evoluiu muito, e as cirurgias das patologias da coluna também”, ressaltou.

Em sua clínica atende todas patologias relacionadas à coluna vertebral como Estenose Lombar Degenerativa, Lombalgia e Hérnia de Disco Cervical, e diversos tipos de tratamentos das patologias da coluna, que vão desde os conservadores até intervenções cirúrgicas. Entretanto, o tratamento só é indicado após uma avaliação detalhada do quadro clínico do paciente e análise profunda de possíveis exames complementares.

 “É sabido que 80 por cento das pessoas adultas vão ter um episódio de dor lombar em sua vida. Imaginem os afastamentos, os custos, o tamanho desse problema…”, questiona Porto para assinalar que além da parte cirúrgica passou a atentar para a necessidade de auxiliar os pacientes com orientações preventivas. “O sedentarismo é um grande mal, veja os altos índices de obesidade da população brasileira atualmente”.

“Por isso passei a estudar muito também sobre atividade física e alimentação, eu mesmo passei a adotar esses conceitos comigo e com minha família – se preocupar com a prevenção, e comecei a ter conversas preliminares com os pacientes, no intuito de despertar neles a vontade de se cuidar, colocar uma atividade física no seu dia a dia, adotar atitudes preventivas. Por mais especialista que o médico seja, acho que posso ajudar orientando, alertando para os cuidados com o peso, com a necessidade de ter uma atividade física regular para evitar problemas de saúde e até cirurgias”, pondera.

Entre as cirurgias mais complexas que já realizou com sua equipe em Presidente Prudente, Porto aponta as de deformidades, de escolioses e cirurgias de tumores de colunas. “São cirurgias desafiadoras, cirurgias longas, de grande porte, tecnicamente muito difíceis. Mas de qualquer forma é bom destacar, que nossa equipe considera da mesma forma todas cirurgias, sejam pequenas, simples ou de alta complexidade, todas merecem atenção e cuidado, nunca menosprezando a dificuldade, porque sabemos que quando você pensa que domina a situação é que pode ocorrer o erro”.

Finalmente, Dr. Flávio Porto dá os seguintes conselhos para quem quiser manter a coluna em dia: Alimentação saudável, peso ideal e atividade física como rotina no seu dia a dia. “Seguindo essa dicas, você não só pode prevenir problemas da coluna, como cuidar da sua saúde e da família, nossa maior riqueza.

Mas o especialista em ortopedia de coluna deve ser procurado caso tiver os seguintes sintomas: dores constantes nas costas, que podem ficar mais intensas e impedir a movimentação; dor que irradia para outras áreas do corpo; dormência ou formigamento constante nas extremidades como mãos e pés; fraqueza muscular e dificuldades de movimento, em especial durante as manhãs.

CLINICA DR. FLÁVIO PORTO

Avenida Coronel Jose Soares Marcondes, R. José Bongiovani, Pres. Prudente

Telefone: (18) 3918-9898

www.flavioporto.com.br

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

0FãsCurtir
25,425SeguidoresSeguir
6,808SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas

Open chat