19.8 C
Presidente Prudente
terça-feira, julho 27, 2021
spot_img

Paleontólogo encontra ovos de dinossauros em Presidente Prudente

Mais uma grande descoberta do professor Willian Roberto Nava para a paleontologia brasileira: uma ninhada de ovos de dinossauro, crocodylomorfos do cretáceo superior

localizada por ele no sitio arqueológico do Jardim dos Girassóis, em Presidente Prudente.

Ele achou ainda um ovo que pode ser de um terópode, pequeno dinossauro carnívoro. “É uma descoberta importante e rara, uma vez que ovos fossilizados são difíceis de preservar, devido à sua estrutura frágil”, disse.

Os achados aconteceram em um sítio que vem sendo escavado desde 2004 pelo pesquisador nos arredores da cidade. Os ovos, medindo entre seis e oito centímetros, estavam muito próximos um do outro, caracterizando a ninhada, possivelmente, de um crocodilomorfo, um réptil ancestral. Já um ovo um pouco maior pode ser do dinossauro carnívoro, segundo ele. “Ainda dependemos de análise desse material em lâmina (microscópio) para confirmar, mas ovos fossilizados de dinossauros ainda não tinham sido encontrados no Estado de São Paulo”, disse

De acordo com o pesquisador, esses ovos devem ter entre 70 e 80 milhões de anos.

O local  abriga fragmentos de história incrustados em suas rochas e já recebeu pesquisadores dos Estados Unidos e da Argentina e do Museu de Paleontologia de Marília, além de estudantes das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro.

Os ovos foram levados para o Museu de Paleontologia de Marília, do qual Nava é o curador. Ele conta que o material será analisado nos laboratórios da Universidade de Brasília (UnB) por uma equipe de especialistas como o paleontólogo Rodrigo Santucci, da UnB e da Sociedade Brasileira de Paleontologia, e o argentino Agustin Martinelli, do Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires. Para a identificação, fragmentos da casca são submetidos a análises microscópicas que medem a presença de carbonatos e outros minerais.

Prudente

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
25,425SeguidoresSeguir
6,808SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas

Open chat