17.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img

Instituto Neurovida abrirá unidade em Presidente Prudente

O Instituto Neurovida. clínica de neuro reabilitação infantil que atua com uma abordagem intensiva multi e transdisciplinar, deve iniciar atendimento em Presidente Prudente no início do ano.

O Instituto surgiu na cidade de Ourinhos, no início de 2020, idealizado pelo Prof. Dr. Julio Agante Fernandes, fisioterapeuta com 20 anos de atuação na docência do ensino superior, 30 anos de atuação na área da reabilitação neurológica e hoje contando com

a participação do Prof. Dr. Wagner Ramos, também docente do ensino superior, com 25 anos de experiência em neuro reabilitação.

De acordo com Dr. Julio, famílias com crianças que apresentam desordens de desenvolvimento motor, psíquico, emocional, comportamental, de comunicação e/ou cognitivo encontram grandes dificuldades de encontrarem espaços terapêuticos que atendam todas as necessidades da criança em um só lugar.         A partir do diagnóstico, a vida dos responsáveis por estas crianças se transforma em uma rotina de peregrinação, de clínica em clínica, com o tratamento da Fisioterapia sendo realizado em uma clínica, o da Terapia Ocupacional em outra, a Fonoaudiologia e a Psicologia em outras, e assim por diante. Além disso, há o fato das cargas terapêuticas disponibilizadas pelos convênios, pelo SUS ou associações assistenciais serem insuficientes para proporcionar evolução às crianças.

Diante das condições expostas, os profissionais acabam fazendo uma abordagem terapêutica sobre os problemas da criança de forma isolada, vinculada àquilo que é objeto estrito de sua competência, não considerando aspectos essenciais que envolvem as abordagens terapêuticas de outros profissionais que também estão atuando junto à criança.

O Dr. Julio contextualiza que, apesar do avanço nas pesquisas, verifica-se uma grande dificuldade para implementação da prática baseada em evidências na experiência clínica dos diferentes profissionais envolvidos no processo de reeducação e reabilitação neurológica de crianças e adolescentes com disfunções neuropsicomotoras. Além disso, alguns problemas podem ser encontrados nas clínicas e centros de reabilitação: a excessiva padronização ambiental, baixo volume de treinamento e deficiências na comunicação entre os profissionais e entre as famílias e os profissionais.

Neste sentido, e baseado em evidências científicas que apontam a importância da interação e da transdisciplinaridade da equipe multidisciplinar, o Instituto Neurovida reuniu em seu espaço terapêutico, amplo e equipado, profissionais da Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Nutrição, Musicoterapia e Educação Física, dotando-se de condições para elaborar grades terapêuticas adequadas às necessidades de cada criança, criando um suporte terapêutico capaz de atender às especificidades que englobam uma atuação transdisciplinar.

Na busca de alinhar processos e abordagens terapêuticas que estivessem firmemente centradas e sustentadas nas mais altas evidências científicas em relação aos procedimentos de avaliações e tratamentos das alterações motoras, sensoriais, comportamentais, de comunicação, psíquicas, emocionais e cognitivas, e diante da necessidade da integração entre o conhecimento acadêmico científico e a prática clínica, assim como da melhoria dos serviços prestados para as crianças e adolescentes com disfunções neuropsicomotoras e suas famílias, o Instituto Neurovida adotou os Métodos TREINI® e MIG® (Método de Integração Global) em sua prática clínica.

O Método TREINI® é destinado ao processo de Reeducação e Reabilitação Neurológica de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e é subdividido em duas linhas de intervenção: o TREINI 0.7® e o TREINI 7®.

O Método TREINI 0.7® possui ênfase na intervenção precoce, englobando desde a avaliação e acompanhamento de bebês com características atípicas de desenvolvimento neuropsicomotor a partir de 96 horas de vida até a intervenção terapêutica interdisciplinar a partir do 4º até o 24º mês de vida.

Em continuidade a este processo, o Método TREINI 7® representa um processo sistemático de avaliação e raciocínio clínico para a intervenção interdisciplinar de crianças e adolescentes (a partir de 25 meses de vida até 18 anos) com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.

A intervenção oferecida pelo Método TREINI® não se refere a uma abordagem específica, mas sim a um conjunto de procedimentos de reabilitação e reeducação para crianças e adolescentes com disfunções neuropsicomotoras realizadas em ambiente enriquecido e com oferta de variação ambiental, aliadas ao uso de um exoesqueleto flexível baseado nas linhas miofasciais e padrões geométricos gerais.

Ressalta-se que todas as técnicas e práticas de reeducação e reabilitação neurológica empregadas no Método TREINI® são comprovadas cientificamente (terapia centrada na família, treino direcionado ao objetivo e treino específico da tarefa, enriquecimento ambiental, intensidade do treino e programas domiciliares).

Além disto, os exoesqueletos TREINI FLEX e TREINI EXOFLEX® são produtos de tecnologia assistiva, cadastrado na ANVISA, baseados nos meridianos miofasciais (ou trilhos anatômicos).

O Método de Integração Global (MIG®) se refere a um processo sistemático de avaliação, psicoterapias, reeducação e reabilitação no atraso psicomotor de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista, que preconiza a prática baseada em evidências para crianças, adolescentes e adultos com autismo.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) descreve como procedimento de cobertura obrigatória para os planos de saúde: ― ACOMPANHAMENTO, PSICOTERAPIA, REEDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO NO ATRASO PSICOMOTOR.

Assim, o MIG® trabalha especificamente com psicoterapias, reeducação e reabilitação no atraso psicomotor e sua aplicação é dependente da solicitação médica ou da equipe interdisciplinar certificada na formação, que possui o certificado de atualização científica anual vigente – MIG® emitido pela empresa TREINI Biotecnologia Ltda. Desta forma, o MIG se enquadrada dentro do rol previsto pela ANS.

Adicionado a tudo isso, os procedimentos e técnicas de intervenção que compõe o MIG® são classificados como práticas baseadas em evidências.

O que se destaca nestes métodos, além de todas as suas estruturações científicas, é que aplicam protocolos de 04 horas diárias de terapias, ou seja, 80 horas mensais com uma grade terapêutica direcionada às especificidades das crianças, e que a viabilização do tratamento é possível a todas as crianças, independente das condições socioeconômicas das famílias.

Acrescentou ainda o diretor do Insttituto Neurovida, que a escolha da cidade de Presidente Prudente para implantação dessa nova unidade “está embasada em duas premissas, sendo que a primeira remete às potencialidades da cidade de forma geral, e a segunda é que Presidente Prudente é a única cidade do interior do estado de São Paulo, com seu porte de desenvolvimento, que ainda não conta com um centro terapêutico que oferte as metodologias TREINI® e MIG®.”.

A implantação do Instituto Neurovida de Presidente Prudente já é uma realidade. A empresa iniciou o  recrutamento dos profissionais que irão compor a equipe multidisciplinar. Mais de 200 currículos foram recebidos e estão sendo selecionados,

“É importante destacar que, na aplicação das metodologias propostas, há uma incompatibilidade entre quantidade e qualidade, sendo que, neste contexto, o Instituto Neurovida tem uma perspectiva de inserção aos atendimentos de um número limitado de crianças, deixando desde já a possibilidade de contato das famílias interessadas”, finalizou o Dr. Julio. Contatos já podem ser feitos pelo telefone (18) 99619 5835, ou pelo e-mail neurovidaprudente@gmail.com.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

0FãsCurtir
30,540SeguidoresSeguir
7,036SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas