21.8 C
Presidente Prudente
quarta-feira, julho 6, 2022
spot_img

Conheça Grace Mitiko, a prudentina multitalentosa que representou a região no MasterChef 2022

A prudentina Grace Mitiko Rosati Hori (38), ou simplesmente Mitiko, representou o oeste paulista na 9ª edição do MasterChef, da TV Band. A cirurgiã dentista foi a terceira eliminada do programa culinário, que foi ao ar no último dia 31 de maio. Mitiko mostrou que tem muito talento na cozinha, e mesmo após sua saída, ainda há chances dela retornar ao programa já que toda edição conta com a repescagem.

Nascida em 26 de janeiro de 1984, Mitiko é filha de Ilda Rosati e do comerciante Júlio Choati Hori, que faleceu quando ela tinha apenas 10 anos. Com a morte precoce de seu pai, a jovem considera essa perda como a mais difícil de sua vida, já que além de ser muito apegada a ele, sr. Hori também era o alicerce da família. “Passamos por muitas dificuldades, às vezes não tínhamos nem R$0,10 centavos para comprar pão; então minha mãe voltou a trabalhar como cuidadora de idosos, e minha irmã, que tinha 17 anos, ficou responsável por cuidar de mim e da casa”, relata.

E foi através dessa dor familiar, que Mitiko conheceu sua paixão pela culinária, isso porque sua irmã não gostava de cozinhar e ela encarou a tarefa. Comecei fazendo arroz, mesmo que escondido da minha mãe, brinca. Após um ano, sua irmã se casou, e como na casa ficou só ela e a mãe, Mitiko buscou aprender mais sobre a culinária. “Assistia vários programas de televisão e treinava as receitas. Era um prato diferente a cada dia”, comenta.  

Quando tinha 12 anos, Grace Mitiko mudou-se para São José do Rio Preto, após sua mãe ter recebido uma proposta de trabalho. Ela residiu por lá até os 24 anos. Aos 14, estudava e trabalhava para completar a renda, mas sempre cozinhando nas horas vagas. Quando terminou o colegial, Mitiko não tinha condições de cursar uma faculdade, mas por almejar um futuro promissor, ingressou curso técnico em Modelagem.

Talentosa, em apenas quatro meses já fazia suas próprias roupas e, em pouco tempo, passou a costurar para fora. Uma fábrica de roupas me procurou para ser a modelista e quando percebi já estava atendendo quatro fábricas”, frisa Mitiko. Muito dedicada em tudo o que faz, montou seu próprio curso de corte e costura e chegou a ter 40 alunas. Foram 11 anos nessa área. “Digo sempre que em minha vida quem rege e direciona é sempre Deus. Ele coloca as pessoas e as coisas em meu caminho!, diz agradecida.

Por motivos pessoais, mudou-se Presidente Venceslau onde conheceu seu ex- marido que já era dentista; ela se apaixonou pela área e juntos abriram clínica em Santo Anastácio. Na época, Mitiko era responsável pela administração, mas sentiu  a necessidade de se graduar, pois não encontrava mão de obra qualificada. Prestou vestibular e cursou Odontologia na Unoeste.Quando estava no último ano na clínica de odontopediatria, tinha dois pacientes que só queriam ser tratados comigo, então as mães me esperaram terminar a faculdade para eu atende-los em Prudente”, lembra.

Graduada, começou a clinicar, e em um período de quatro meses já atendia três vezes na semana. Mitiko montou seu próprio consultório quando conheceu o dentista Dr. Lanza, que acabara de se aposentar. Ela alugou o espaço e hoje faz dois anos e meio que montou a “Odontologia Hori”, localizada à Rua Coronel Albino, nº 1350, no São Judas Tadeu, atendendo todas as especialidades. Atualmente está finalizando seu Mestrado e faz especialização em implantodontia.

Paixão pela cozinha]

Mitiko nunca realizou cursos em gastronomia, mas esse é o seu hobbie favorito, sem dúvidas. Tanto que diariamente pesquisa novas técnicas em livros de receitas e sites da internet.

A gastronomia sempre se fez presente em sua vida. Quando muito jovem, era ela quem organizava as festas escolares.  Já adulta, preparava os cardápios em festas de familiares e amigos. “Amo cozinhar, acho que esqueço de tudo nesse momento. A cozinha me relaxa”, diz. Suas especialidades culinárias são feijoada, lámen, galinhada, sukiyaki, arroz doce e docinhos de festas.

Essa foi a primeira vez que Mitiko se inscreveu no MasterChef. A ideia surgiu após preparar 10 quilos de rabada em uma confraternização em família. “Todos praticamente me obrigaram a me inscrever no programa naquele dia. Confesso que não levei isso a sério, mas quando vi, no dia seguinte estavam todos em casa”, enfatiza. Uma prima trouxe panelas, a vizinha emprestou uma roupa, o namorado trouxe a rabada e o vizinho João foi quem editou o vídeo e enviou para o programa.


Um dia após, a produção do MasterChef a enviou um e-mail, marcando um encontro on-line onde ela teria que cozinhar a rabada com polenta e conversar com eles. “O primeiro dia de gravação foi uma emoção enorme. São muitas pessoas envolvidas no trabalho”, destaca. Subir no mezanino (que é quando o participante garante que não será eliminado naquele episódio) foi o momento mais marcante para Mitiko. Sou fã do programa, sempre aprendo muitas coisas, revela a prudentina.

Após sua participação, Mitiko se diz muito grata pela oportunidade e encerra dizendo que se sente muito feliz em ter representado e divulgado Presidente Prudente para todo o país.

Curiosidade de Mitiko


O jurado que ela mais gostava antes de entrar no programa era o Henrique Fogaça, e após conhece-los pessoalmente, também criou uma admiração enorme por Helena Rizzo.  

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

0FãsCurtir
31,650SeguidoresSeguir
7,057SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas