21.8 C
Presidente Prudente
quarta-feira, julho 6, 2022
spot_img

Prudente será referência nacional em sustentabilidade após implantação de biometano, diz Cocal

Está tudo pronto para que em meados de julho deste ano, Presidente Prudente e Pirapozinho recebam biometano via gasoduto.

A parceria nasceu há dois anos; de um lado, a Gás Brasiliano, que tem a concessão da distribuição do gás no oeste paulista e faz parte do Programa Cidades Sustentáveis, juntamente com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente; e de outro, a Cocal fomenta com resíduos açúcar e álcool na usina de Narandiba. Após implantado, Prudente vai se tornar referência nacional em sustentabilidade, já que será a primeira cidade do país a contar com uma estrutura de distribuição exclusiva de biometano

Conforme o presidente da Cocal, Paulo Zanetti, além de ser uma ótima alternativa de combustível para indústrias e veículos, o biometano tem como diferenciais a sustentabilidade e a previsibilidade em seu preço a longo prazo. “Inicialmente, indústrias e postos de combustível serão os primeiros beneficiados com a tecnologia, e futuramente, conforme o mercado for se desenvolvendo, também para residências e condomínios”, salientou.

Parte do processo industrial

A partir do processamento industrial da cana-de-açúcar, são extraídos resíduos nobres, como a torta de filtro e a vinhaça, que são direcionados para a planta (estrutura) de biogás. Após a transformação das matérias orgânicas, uma parte do biogás é tratada e levada para produção de energia elétrica, a outra resulta-se em produção de biometano.


Na produção de biogás, também é separado o gás carbônico, que é processado para a produção de CO2 verde. Assim, parte do biometano é destinada ao gasoduto que liga o eixo Narandiba/Pirapozinho/Presidente Prudente.

Em tratando-se de energia elétrica, apenas 5 MWh são suficientes para abastecer 700 estabelecimentos comerciais; além disso, o biometano substitui o diesel e o gás natural, reduzindo em 95% a emissão de CO2.

Colaboradora: Francinara Nepomuceno

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

0FãsCurtir
31,650SeguidoresSeguir
7,057SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas