14.8 C
Presidente Prudente
terça-feira, agosto 9, 2022
spot_img

Turismo regional: Iepê tem belas paisagens naturais

MÂNIA PIRES

Iepê está localizada a 68,2 quilômetros de Presidente Prudente. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) um pouco mais de 8mil habitantes.

Com belas paisagens naturais e diversidades culturais tornam Iepê uma cidade hospitaleira e acolhedora.

Iepê, cujo próprio nome, de origem tupi-guarani, carrega o significado de “lugar único”, tem vocação para o turismo, sendo um importante município da Região Turística do Pontal Paulista.

O que chama a atenção dessa cidade são as cachoeiras, corredeiras e pesqueiros. O portal de entrada da cidade é representado por peixes, o que caracteriza esse potencial hídrico. Um dos lugares mais atrativos de Iepê é a Cachoeira Águas do Sol, mais conhecida como Cachoeira do Moacir que atrai turista de toda região, principalmente aos finais de semana.

Para quem gosta de pesca esportiva, o Pesqueiro Paiano’s é o lugar certo. O local possui também um restaurante de excelente qualidade, onde são servidas porções e o famoso Peixe na Telha, além das belezas naturais do local.

O Pesqueiro e Pousada Castilho, localizado no perímetro urbano, conta com área arborizada, campo de futebol society e ainda, uma capela em formato da imagem de Santa Terezinha, que tem beneficiado a cidade com o turismo religioso, além da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes,  inaugurada em 1958 na Praça da Igreja Matriz, desde então, tornou-se um dos cartões postais da cidade, proporcionando aos devotos da santa um lugar de muitas bênçãos alcançadas.

Quem procura lazer e descanso, pode se hospedar na Pousada Dona Nair que é um refúgio natural e ecológico, com varias trilhas que dão acesso a cachoeiras, passeios a cavalo e pesca.

IEPÊ CONTA COM UM HOTEL FAZENDA

Falando ainda em tranquilidade e contato com a natureza, destaque para o Cliv Sol Hotel Fazenda, que conta com instalações rústicas e aconchegantes, piscinas, comidas caseiras, fazendinha de animais, passeios e atividades com acompanhamento de monitores.

A cultura tem papel fundamental desde a fundação de Iepê. A cidade possui três museus com ricos acervos.

O Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente conserva tanto a memória da Igreja, quanto a história da cidade. O local possui importante material fotográfico, documental e objetos que ilustram o modo de vida na primeira metade do século XX.

Já o Museu de Arqueologia de Iepê guarda o rico acervo arqueológico dos índios Guarani, que ocuparam o munícipio a partir de 205 d.C. Estão expostos no Museu peças de pedra e cerâmica, incluindo a maior urna funerária indígena Guarani da América Latina, além de reserva técnica com mais de 70 mil fragmentos catalogados.

Há ainda o Museu Bertinho Zago, que dispõe de rico acervo de objetos antigos, como rádios, tv’s, discos de vinil e objetos de uso do trabalho do campo que proporcionam aos visitantes uma viagem no tempo.

Iepê oferece também uma completa diversidade de infraestrutura para o visitante como restaurantes, lanchonetes, ranchos para locação, pousadas no centro da cidade e ainda um hospital. Conta ainda, com a Campos Eventos Turismo Receptivo, agência especializada em roteiros turísticos local e regional.

O município realiza tradicionais festas populares como “Festa de Santos Reis”, Quermesses, Queima do Alho e Cavalgadas, Shows, Festa das Nações e Festa do Milho.

Com 99 anos de história, Iepê tem em seu povo, a maior inspiração para continuar crescendo e alcançando novos horizontes, com investimentos públicos em saúde, educação e na área social, além de seu grande potencial econômico na agropecuária. É grande o número de visitantes que passam pelo município, em busca de tranquilidade, descontração e lazer ao lado da família e dos amigos.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,658SeguidoresSeguir
7,069SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas