14.8 C
Presidente Prudente
terça-feira, agosto 9, 2022
spot_img

Projeto ‘Caçamba Volante’ é firmado entre Semea, Prudenco e Polícia Ambiental

Nesta quinta-feira (14/07) foram instaladas as primeiras caçambas do projeto “Caçamba Volante”. As estruturas são posicionadas em pontos estratégicos dos bairros todas as quintas-feiras e recolhidas na segunda-feira, para que não haja acúmulo de lixo. A iniciativa é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente (Semea) em parceria com a Prudenco e a Policia Ambiental.

Nesta primeira etapa, o projeto irá atender 10 bairros de Prudente, são eles: Jardim Maracanã, Jardim Morada do Sol, Parque Furquim, Servantes, Ana Jacinta, Jardim Vale do Sol, Jardim Prudentino, Jardim Novo Prudentino, Anita Tiezzi e Parque Watal Ishibashi.

Nesta quinta-feira (14) já foram instaladas cinco caçambas, sendo que o restante será posicionado até a próxima segunda-feira (18).

A implantação do Projeto “Caçamba Volante”foi articulada na manhã de ontem (13), em reunião entre o secretário do Meio Ambiente,Fernando Luizari Gomes, na sede da Polícia Militar Ambiental, com capitão Julio Cacciari de Moura e o presidente da Prudenco Valdecir Vieira.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, o projeto é de suma importância para amenizar a situação do lixo, que muitas vezes é descartado pela população em locais inadequados. “Nós precisamos da colaboração de todos. A parceria com a Polícia Militar Ambiental traz uma segurança maior para o projeto, já que a fiscalização das caçambas será feita pela corporação”, disse.

O presidente da Pudenco enfatizou que a escolha dos locais foi feita por meio de uma análise realizada pela própria empresa. “Nós listamos os bairros em que encontramos um número maior de acúmulo de lixo. Assim chegamos de início nesses 10 bairros. Mas de acordo com o volume, gradativamente, a ideia é atingir toda a cidade.”

A população poderá descartar móveis velhos e materiais que normalmente são levados para os ecopontos. O projeto já começa a funcionar na próxima quinta (14). Essa é uma forma de auxiliar a população, já que Prudente possuí 3 ecopontos, mas o horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h.

“Geralmente, a população usa o final de semana para fazer as limpezas de quintal. Nesses dias, os ecopontos estão fechados. Assim, o povo acaba descartando o material em frente ao ecoponto ou em qualquer outro local. Com as caçambas volantes a ideia é amenizar esse problema”.

O capitão Cacciari lembra a população que descartar lixo em local indevido é crime, e que em caso de flagrante, a pessoa será encaminhada para a delegacia de Polícia Civil, onde será registrado um boletim de ocorrência.

“É uma questão de saúde pública, por isso temos que nos unir. Além do crime, o indivíduo que joga lixo na rua ou em lugar inadequado é multado. Por isso, é importante que a população denuncie pelo 190”, finalizou Cacciari.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,658SeguidoresSeguir
7,069SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas