23.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img

Lumen et Fides é pioneira em equoterapia

Atualmente, entidade oferece método terapêutico a 75 assistidos

Conforme a Associação Nacional, a equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A Lumen et Fides é pioneira nesse método desde 1991. Hoje, 75 crianças, adolescentes e adultos com deficiência múltipla ou transtorno do espectro autista (TEA) fazem equoterapia na própria sede, diariamente. Para a realização, é envolvida uma equipe multidisciplinar especializada, composta por fisioterapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo.  

Conforme a coordenadora técnica, Aline Elizabeth Martins Janial, o método traz benefícios nas diversas áreas do desenvolvimento dos pacientes. “De modo geral, melhora o equilíbrio, na postura corporal e na coordenação motora, além de favorecer aspectos do desenvolvimento emocional”, explica.

Na entidade, são quatro cavalos próprios que contribuem no tratamento.  Sobre os cuidados com os animais, Aline salienta que a Lumen segue todas as orientações da Associação Nacional de Equoterapia, bem como conta com tratadores que realizam todo cuidado diário com alimentação e higienização do espaço das baias, além da supervisão e atendimento clínico de um médico veterinário. “As baias são revestidas com um piso especial que traz conforto aos animais, previnindo lesões e desgaste nos cascos”, frisa.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas