20.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img

Dr. Flávio Porto: “Estar atualizado, trabalhar com qualidade e buscar conhecimento é fundamental”

DA REDAÇÃO

Natural de Lins, Flavio Porto Porto Franco Piola, graduou-se pela FAMEMA Faculdade de Medicina de Marília. Fez a Residência Médica em Ortopedia pela Santa Casa de Marília, mestrado em Ciências da Saúde Ligadas ao Aparelho Locomotor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP),  especialização em  Cirurgia de Coluna, Mestrado e Doutorado na USP de Ribeirão Preto e uma subespecialização em Cirurgia Endoscópica da coluna.

De acordo com o Dr. Flávio Porto os tratamentos e cirurgias da coluna vertebral tiveram avanços significativos nos últimos 20 anos e ele buscou exaustivamente o conhecimento e as novas técnicas. Com isto, as chamadas cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral passaram a proporcionar maior conforto e rápida recuperação aos pacientes. Novas técnicas cirúrgicas, como a cirurgia endoscópica da coluna (ou cirurgia por vídeo), realizada através de pequenas incisões, são técnicas modernas que proporcionam diversos benefícios no tratamento de problemas da coluna e visam o bem-estar dos pacientes de um modo geral, possibilitando procedimento com alta precoce, baixo índice de complicações e consequentemente retorno precoce ao trabalho e às atividades físicas.

“A Medicina evoluiu muito, e as cirurgias das patologias da coluna também”, ressaltou.

Em sua clínica atende todas patologias relacionadas à coluna vertebral como Estenose Lombar Degenerativa, Lombalgia e Hérnia de Disco Cervical, e diversos tipos de tratamentos das patologias da coluna, que vão desde os conservadores até intervenções cirúrgicas. Entretanto, o tratamento só é indicado após uma avaliação detalhada do quadro clínico do paciente e análise profunda de possíveis exames complementares.

O QUE HÁ DE NOVO EM CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS PARA CIRURGIAS DA COLUNA VERTEBRAL?

Praticamente em toda área da cirurgia da coluna vertebral, tenta-se hoje resolver o problema do paciente com agressão mínima aos tecidos. Queremos a resolução do problema cirúrgico, com danos residuais e intercorrências menores possíveis, e ai começa o caminho das técnicas minimamente invasivas. Isso vem avançando bastante.

O SENHOR PARTICIPA NESTE FINAL DE SEMANA DE UMA MESA REDONDA SOBRE CIRURGIAS PARA ARTRODESE LOMBAR. O QUE VEM A SER ISSO?

Nesta mesa redonda nosso objetivo é discutir técnicas modernas e minimamente invasivas da coluna vertebral. Estar atualizado, trabalhar com qualidade e sempre na busca do conhecimento não é fácil, mas é fundamental. É preciso buscar e se capacitar todos os dias. Por isso, quero trocar cada vez mais experiências, ensinar e aprender coisas novas. A gente escolhe o que quer ser na vida. Estar a frente é uma escolha.”

QUAL A QUEIXA MAIS COMUM NO CONSULTÓRIO DO ESPECIALISTA EM COLUNA?

“São as de dores lombares, queixa comum em todas as faixas de idade. As dores lombares são consideradas a maior causa de incapacitação no mundo, além de ser o segundo motivo mais freqüente de faltas no trabalho”.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO?

“Os exames que mais utilizamos são as radiografias, um pouco menos as tomografias e as ressonâncias magnéticas”.

TODO MUNDO ALGUM DIA VAI TER ALGUM PROBLEMA NA COLUNA?

 “É sabido que 80 por cento das pessoas adultas vão ter um episódio de dor lombar em sua vida. Imaginem os afastamentos, os custos, o tamanho desse problema… O sedentarismo é um grande mal, veja os altos índices de obesidade da população brasileira atualmente”.

É POSSÍVEL SE PREVENIR DE PROBLEMAS NA COLUNA ENTÃO?

“Passei a estudar muito também sobre atividade física e alimentação, eu mesmo passei a adotar esses conceitos comigo e com minha família – se preocupar com a prevenção, e comecei a ter conversas preliminares com os pacientes, no intuito de despertar neles a vontade de se cuidar, colocar uma atividade física no seu dia a dia, adotar atitudes preventivas. Por mais especialista que o médico seja, acho que posso ajudar orientando, alertando para os cuidados com o peso, com a necessidade de ter uma atividade física regular para evitar problemas de saúde e até cirurgias”.

QUAIS AS CIRURGIAS MAIS COMPLEXAS QUE O SENHOR JÁ REALIZOU COM SUA EQUIPE EM PRESIDENTE PRUDENTE?

“São as de deformidades, de escolioses e cirurgias de tumores de colunas. São cirurgias desafiadoras, cirurgias longas, de grande porte, tecnicamente muito difíceis. Mas de qualquer forma é bom destacar, que nossa equipe considera da mesma forma todas cirurgias, sejam pequenas, simples ou de alta complexidade, todas merecem atenção e cuidado, nunca menosprezando a dificuldade, porque sabemos que quando você pensa que domina a situação é que pode ocorrer o erro”.

O QUE O SENHOR ME DIZ DA TELECONSULTA?

“Vejo benefícios para primeira consulta para pessoas que não tem tempo para ir ao consultório, moram em lugares distantes. Hoje como os exames estão todos acessíveis via on line, já podemos conversar com os exames na tela. A consulta a distância é uma forma de oferecer a segunda opinião de um profissional capacitado. A pessoa está em um lugar que não tem cirurgião de coluna, e pode ser esclarecida, orientada, encaminhada. Na época da pandemia fizemos muitas consultas on line. Logicamente há casos que requerem exame presencial para indicação mais segura. Mas lembro de uma paciente, em plena pandemia, uma paciente jovem, sofrendo com dores da hérnia de disco, morando a 300 km de Presidente Prudente,  eu fiz uma teleconsulta, ela mandou os exames, vinha sofrendo há muito tempo, eu tive segurança para indicar a cirurgia após ver os seus exames pelo computador. Evidentemente pedi para ela vir a Presidente Prudente para um exame presencial antes da cirurgia, e agendei o procedimento. Entao, a teleconsulta me guiou totalmente, e ela passou por mim presencialmente para a avaliação final. A teleconsulta ajuda bastante.”

QUAIS OS CONSELHOS DO CIRURGIÃO PARA QUEM QUISER MANTER A COLUNA EM DIA?

“Alimentação saudável, peso ideal e atividade física como rotina no seu dia a dia. Seguindo essa dicas, você não só pode prevenir problemas da coluna, como cuidar da sua saúde e da família, nossa maior riqueza. Mas o especialista em ortopedia de coluna deve ser procurado caso tiver os seguintes sintomas: dores constantes nas costas, que podem ficar mais intensas e impedir a movimentação; dor que irradia para outras áreas do corpo; dormência ou formigamento constante nas extremidades como mãos e pés; fraqueza muscular e dificuldades de movimento, em especial durante as manhãs.

CLINICA DR. FLÁVIO PORTO

Avenida Coronel Jose Soares Marcondes, R. José Bongiovani, Pres. Prudente

Telefone: (18) 3918-9898

www.flavioporto.com.br

…………………………………………

FORMAÇÃO ACADÊMICA

1990 – 1995: GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Faculdade de Medicina de Marília, FAMEFA, Brasil.

2015 – 2017: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE LIGADAS AO APARELHO LOCOMOTOR

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, FMRP – USP, Brasil.

2017 – 2020: DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE LIGADAS AO APARELHO LOCOMOTOR

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, FMRP – USP, Brasil.

………………….

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

1996 – 1998: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM RESIDÊNCIA MÉDICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília, ISCMM, Brasil.

1999 – 2000: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas