14.8 C
Presidente Prudente
domingo, maio 26, 2024
spot_img

Dia 2 de abril da Conscientização do Autismo recebe cerca de 500 pessoas no Balneário

 O Dia da Conscientização Mundial do Espectro Autismo, ontem dia 2 de abril teve uma manhã repleta de atividades, no Balneário da Amizade, que proporcionaram a inclusão por meio de ações recreativas, culturais esportivas e de interação social. O azul marca a conscientização.

A ação reuniu cerca de 500 pessoas, entre entidades, associações, que participaram da 2ª Caminhada pela Conscientização do Autistmo. Houve apresentações de grupos de capoeira, ginástica rítmica, presença de grupos de bike, piquenique, além de diversas atividades com apoio de parceiros.

O evento contou com a presença da primeira dama e secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, que agradeceu a presença do público e falou da importância do evento.  Estiveram presentes, o vice-prefeito Izaque Silva, e a esposa Lucimara Rodrigues, entre outros.

Presença dos organizadores, o coordenador Municipal da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho e o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Salvador Cruz Neto, que é assessor da coordenadoria.

O evento teve como objetivo ampliar a conscientização sobre o tema, com a participação de vários grupos e colaboradores, dentre eles: da Associação de Capoeira Aroeira do Mestre Branco e outros grupos da região, proporcionando, a inclusão por meio do esporte, inclusive já é desenvolvido projetos com crianças autistas. A participação do Centro de treinamento Maíra e Carvalho, com ginástica rítmica inclusiva e atendimentos direcionados por meio de prática de mobilidade.

“A caminhada foi mais um marco para Prudente, onde o público pode vivenciar a conscientização, com uma manhã cheia de atividades, que proporcionaram a compreensão das diferentes necessidades de cada um. A compreensão de que a inclusão é muito mais que ter rampas de acesso é ter empatia e respeito, principalmente com as diferenças”, disse o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Salvador Cruz Neto.

O grupo de pedal que já havia participado na edição anterior, dessa vez  contou com um número maior de participantes e com uma rota de pedal programada saindo do Parque do Povo até o Balneário, escoltados pelos agentes da Semob, que providenciaram toda segurança e comodidade durante o trajeto.

O evento contou com a visita de clínicas especializadas em atendimentos direcionados às crianças e adultos de Presidente Prudente com autismo, com  mascotes que animaram as crianças Romeu a ave Cacatua da clínica Priority.

A ação contou com o apoio dos parceiros que auxiliaram na organização do evento, como o Prudenshoping, distribuindo Balões para todas as crianças. A Unoeste com os cursos de Fisioterapia e as ligas de medicina, que trouxeram oficinas de vivência sensorial e práticas saudáveis por meio da atividade física. O evento contou com pipoca, algodão doce, cachorro quente, frutas, sorvetes, suco e refrigerante, por meio dos colaboradores que acreditaram nessa iniciativa.

O coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto agradeceu aos parceiros que colaboraram com o evento: Bebidas Funada; Martins Distribuidora de Bebidas; Mc Donald’s; Prudenshoping; Quitanda Santa Isabel; Sucos Life e APOP – Associação Paradesportiva Oeste Paulista.

O Coordenador da Deficiência também enalteceu a participação das secretarias envolvidas na ação, Secretária de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), da qual a coordenadoria pertence.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas