30.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img

Toninho Auto Peças 40 anos: “Me sinto realizado por tudo que conquistamos”

CONHEÇA A HISTÓRIA DE ANTONIO CARLOS RUIZ, PRUDENTINO RAIZ, ANTIGO FUNCIONÁRIO DE CONCESSIONÁRIAS QUE EM 1983 MONTOU O PRÓPRIO NEGÓCIO NO SETOR DE PEÇAS PARA CAMINHÕES

Antonio Carlos Ruiz nasceu em Presidente Prudente, em 13 de agosto de 1950, filho de d. Iracema e Antonio Ruiz Filho. Era o segundo, de uma família de quatro irmãos. José Carlos era o mais velho, depois ele, seguido da irmã Ana Maria e a caçula Maria Lúcia (já falecida). O pai era operador da máquina de café da família Buchalla.

Toninho, como é conhecido desde criança, conta que teve uma infância feliz, de brincadeiras sadias e alegres com os irmãos e amigos nas ruas do centro da cidade.Exemplo de vida para a família, começou trabalhar muito cedo. Com menos de 10 anos engraxava sapatos, no primeiro quarteirão da avenida Manoel Goulart, perto da casa onde nasceu e passou toda sua infância. A casa era ali no cruzamento da Manoel Goulart com a avenida Brasil, onde hoje tem a passagem sob os trilhos férreos levando aos bairros além linha. O segundo emprego foi numa tinturaria, com entregador de roupas lavadas e passadas. Depois da tinturaria, com 12 anos de idade começou trabalhar numa agência de automóveis Simca do Brasil. Seu serviço era dar baixa no “Kardex” (antigas fichas de controle de estoque de mercadorias). Algo impensável nos dias de hoje, trabalhando nessa tenra idade… Toninho lembra dos donos da antiga concessionária Simca do Brasil, José Lemes Soares (fundador da Empresa de Transportes Andorinha), seu filho Valter Lemes Soares (que depois veio a ser Prefeito de Presidente Prudente e Deputado Estadual), e mais um sócio, Luis Rivera de Castro. Alguns anos depois, eles venderam a sociedade para a Companhia Alta Paulista de Veículos,de Oswaldo Cruz. A loja de Presidente Prudente passou a ser filial da empresa.

AOS 10 ANOS DE IDADE TONINHO ENGRAXAVA SAPATOS NO PRIMEIRO QUARTEIRÃO DA AVENIDA MANOEL GOULART

….

Toninho conta que na época a Simca Chambord, que era uma empresa francesa encerrou suas operações no Brasil, sendo vendida para a americana Chrysler, depois substituída pela Dodge. Nessa época, a operação comercial já pertencia a outra família, sendo denominada Peretti

Veículos, dirigida pelos irmãos Adauto Peretti, Luiz Peretti e Orlando Peretti, Oswaldo Peretti e José Peretti. E Toninho, sempre bom funcionário, continuou trabalhando também por muitos anos, nessa empresa dos Irmãos Peretti. Foram 16 anos trabalhando com caminhões Dodge. No último ano de Toninho com a empresa, houve outra mudança. Dodge, que foi o primeiro caminhão a álcool do Brasil, sai de cena, e entra a marca Volkswagen. A família Peretti vendeu sua empresa para o grupo Copauto Caminhões, da família Wilson José da Silva.

Entre a saída da marca Dodge e a chegada dos caminhões Volkswagen, Toninho visualizou o potencial de um grande mercado: o mercado de peças para abastecer a frota de caminhões a álcool das usinas de álcool e prefeituras. Ele era um especialista em peças para esses caminhões e como gerente de peças da empresa, percebeu que havia um grande mercado para fornecer peças. Entao, 16 dias após a abertura da concessionária Copauto Caminhões, pediu demissão para montar o seu próprio negócio. Surgiu então, em 8 de março de 1983 a empresa Toninho Auto Peças.

Toninho Auto Peças passou a atender todas usinas de álcool num raio de 350 km, chegando até a região de Araçatuba, no começo só com peças para caminhões Dodge e Mercedes Benz. Com o tempo a empresa ampliou seu rol de serviços, oferecendo uma grande variedade de peças nacionais e importadas, peças para veículos de linha pesada, disponibilizando diversas opções de marcas, além de peças de difícil acesso no mercado da linha diesel. Toninho foi um visionário em seu setor, sempre se antecipando às mudanças do mercado. Percebeu com antecedência que os caminhões Dodge estavam em decadência, e começou a focar também outras marcas, como Volkswagen, Ford Cargo, caminhonetes, tratores, implementos agrícolas e utilitários multimarcas (peças nacionais e importadas para todos os modelos). “Eu soube a hora certa de fazer as mudanças”, destacou.

Em 1986 Toninho Auto Peças já estava em prédio próprio, numa área de 1.500 m2 na Av. Joaquim Constantino, 867 – Vila Formosa, onde conta com um estoque de 45 mil itens. Há 25 anos abriu uma segunda empresa, Toninho Motores e Rolamentos Ltda, comandada por sua filha Carla, desde o começo.

Hoje Toninho orgulha-se de ter uma empresa consolidada comemorando 40 anos de sua fundação, com renome consagrado no mercado, e contando com os filhos na direção da organização,Rodrigo no departamento comercial (começou a trabalhar na empresa com 11 anos de idade), e as filhas Kellen (trabalha com o pai a 27 anos) e Carla (trabalha com o pai a 25 anos), no setor financeiro.

“Trabalhei muito, dia e noite, e hoje me sinto realizado por tudo que conquistamos, um nome marcado pela integridade no relacionamento com os clientes e fornecedores”, finalizou.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas