20.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img

Mutirão reúne cirurgiões de coluna de todo Brasil para tirar crianças e adolescentes da fila do SUS

Presidente Prudente tem uma grande fila de pacientes – maioria crianças e adolescentes-  com deformidades de coluna, escolioses, sifoses, problemas  de difícil tratamento, que requerem cirurgia especializada, atendimento complexo, internação prolongada. Assim como acontece no Brasil todo, essa fila vem aumentando, também em Presidente Prudente.

Para ajudar a diminuir essa fila e aliviar o sofrimento dessas pessoas, chegou à cidade a equipe de médicos do projeto Mude a Curva, 20 cirurgiões de diferentes regiões do País que participam de um movimento filantrópico conduzido pela ong  BSSG (Brazilian Spine Study Group) – um mutirão para  operar crianças carentes da fila do SUS com deformidades vertebrais, em parceria com um grande hospital da cidade.  Nesta edição o grupo conta com a participação de dois cirurgiões de Lima, Peru, dias 18, 19 e 20 de maio (2023).

Flávio Porto, cirurgião de coluna de Presidente Prudente é o médico anfitrião, responsável pela organização da logística do evento e recepção aos colegas que participam dessa ação voluntária. “Esses eventos só são possíveis com o suporte de empresas e pessoas, já que não há nenhum tipo de ganho financeiro pelos profissionais envolvidos. É um projeto grandioso que temos a satisfação de trazer para a cidade”, destacou.

O mutirão médico “Mude a Curva” deve operar 15 pacientes entre hoje e sábado no HR.  De acordo com o Dr. Flávio,são cirurgias complexas, longas, devem durar de 5 a 9 horas cada uma e que exigem uma grande estrutura, muitos médicos, equipe de enfermagem, UTi, internação, instrumentadores e fisioterapeutas.

Fernando Herrero, um dos 6  fundadores do BSSG (Brazilian Spine Study Group) , atualmente em Ribeirão Preto,  participa do segundo mutirão “Mude a Curva” em Presidente Prudente, com uma satisfação especial, afinal ele é natural de nossa cidade, de onde saiu para graduar-se em Medicina pela USP, e depois lá mesmo conquistando o seu  Doutorado.  Ele explicou que o BSSG é uma organização formada por médicos especialistas, com atuação em 3 frentes, Educação, Pesquisa e Ação Social. “Criamos uma comunidade de especialistas em coluna vertebral, voltados para o mesmo objetivo, ou seja, oferecer melhor qualidade de vida, direta ou indiretamente àqueles que sofrem com problemas na coluna. É uma satisfação muito grande trazer essa ação social médica para beneficiar pacientes de Presidente Prudente”.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas