23.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img

Universitários de Prudente retornam dos Estados Unidos com premiações 

Curso de Direito da Toledo Prudente foi um dos poucos representantes na IAMOOT, competição de Direitos Humanos.  

Presidente Prudente, 29 de maio de 2023 – Terminada mais uma competição jurídica internacional, o curso de Direito da Toledo Prudente comemora a conquistas dos seus universitários. Lucas de Souza Gonçalves e Lorena Novaes Meira, alunos do sétimo e novo termo, respectivamente, ficaram entre os semifinalistas e conquistaram ainda o terceiro “Melhor Memorial das Vítimas” em Português e o título de segundo “Melhor Orador das Vítimas em Português” na IAMOOT (Competição do Julgamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos), realizada em Washington, nos Estados Unidos.  

A Competição é um evento único e trilíngue (nos idiomas Inglês, Espanhol e Português) estabelecida para treinar estudantes de Direito no uso do sistema legal interamericano como um fórum legítimo para a reparação de violações de Direitos Humanos. Neste ano, as rodadas orais aconteceram de 22 a 26 de maio. No entanto, a preparação dos universitários se deu meses antes com o anúncio dos representantes e os processos seletivos.  

Desde seu início em 1995, a competição treinou mais de 4800 estudantes e professores de mais de 360 universidades nas Américas e além. O caso hipotético funciona como a base da competição e trata de temas atualmente debatidos no sistema interamericano. Como o único representante da região, o curso de Direito da Toledo Prudente marca presença na competição desde o ano de 2009.  

A equipe prudentina foi treinada pelo coordenador do curso de Direito, Professor Sérgio Tibiriçá Amaral, pelo professor Lucas Noya e pelos alunos Daniel Ferreira, Thaline Bogalho e Isabela Mendes Berni.  

Na IAMOOT, os estudantes debatem o caso através de um memorial escrito e de argumentos orais apresentados perante especialistas em direitos humanos que atuam como a Corte Interamericana de Direitos Humanos. 

O coordenador do curso de Direito, Dr Sérgio Tibiriçá Amaral, aproveitou a oportunidade para lembrar a trajetória impecável da Toledo Prudente nesta competição, que começou anos atrás. “É a coroação de um trabalho que ao longo dos anos vem sendo aprimorado. Estamos há anos apresentando memoriais sem falhas técnicas e competindo no Brasil e no exterior. Esse resultado comprova que o trabalho que desenvolvemos aqui é de excelência, ou seja, excede aos demais e engrandece a Toledo Prudente”, contou. Ele também agradece o engajamento dos alunos e professores.  

Lucas de Souza Gonçalves fez um balanço ao término da competição. “Sair dessa competição com essas premiações é gratificante. A preparação que me levou a esse momento foi cansativa, mas representou também um processo de autoconhecimento e ressignificação. Tenho a certeza que todos aqueles que me ajudaram possuem parcela nessa conquista. A todos meus amigos, professores e a cada um que faz parte da minha vida. Esses prêmios são de vocês”, finalizou.  

Para Lorena Novaes Meira a Iamoot é sinônimo de superação, disciplina e conhecimento. O processo que vivemos desde quando começamos estudar o Direito Internacional e desde quando foi aberto o processo seletivo dessa competição foi intenso, com várias descobertas, desafios e novidades. Todas as horas de estudo foram compensadas”, comentou.  

Conheça os alunos que já representaram a Toledo Prudente: 

2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago 

2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos 

2011 – Lucas Molina e Matheus de Paula 

2012 – João Victor Mendes de Oliveira e Jonatas Teixeira 

2013 – Francisco Zaidel e Fernanda Pereira 

2014 – Enio Mariano e Guilherme Borges 

2015 – Lucas Noya e João Ângelo Lima 

2016 – Alexia Domene e Gustavo Borges 

2017 – Henrique Fujiki e Felipe de Mello 

2018 – Guilherme de Oliveira Tomishima e João Pedro Gindro Braz 

2019 – Ana Luiza Fujiki e Guilherme Fontana Sanchez 

2020 – Não houve competição por causa da Pandemia de Covid-19 

2021 – Amanda Yamagushi e Isabela Mendes 

2022 – Daniel Ferreira e Thaline Bogalho  

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas