14.8 C
Presidente Prudente
domingo, maio 26, 2024
spot_img

Rapper indígena Kaê Guajajara faz show gratuito no Sesc Thermas 

Apresentação da cantora e ativista é um dos destaques da programação para este final de semana, que conta com 15 ações gratuitas. 

O Festival Florestar, realizado pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, chega aos seus últimos dias neste sábado (17) e domingo (18). Com atividades para todos os públicos, tem entre seus destaques o show de Kaê Guajajara, a Feira de Pequenos Produtores, as oficinas de Pintura Corporal Indígena e de Incensos Naturais, e o espetáculo infantil Memórias de Carvalho.  

A Feira de Pequenos Produtores abre a programação do sábado, às 9h30. Produtos frescos e oriundos da agricultura familiar aguardam o público até as 13h, no espaço especial montado em meio ao verde do Quintal. 

Também no sábado, às 16h, a rapper Kaê Guajajara se apresenta gratuitamente na Área de Convivência. A multiartista, atriz, cantora e compositora conduz seu show “Zahytata” como um ritual, entregando forte performance de palco a partir de suas canções autorais. 

O show traça novas narrativas e aborda nas composições temas como a visibilidade dos povos originários, autoestima, não monogamia e bem viver, com influências de ritmos ancestrais indígenas e outros ritmos marginalizados. 

“Zahytata é um chamado para o despertar, que nos leva além da sobrevivência, seja ela indígena ou não, um convite para pulsar e viver no aqui e agora, por meio de músicas que falam sobre a ancestralidade e futuro, olhando para as mudanças que começam no presente”, explica Kaê Guajajara.  
 

ESPETÁCULO INFANTIL 

No domingo, às 15h, as irmãs Ana Maria e Isabel Carvalho trazem histórias, cantigas e brincadeiras cantadas na sua infância por seu pai Pepê Carvalho, sua mãe Florzinha, seus tios, vizinhos, cantadores e mestres da cultura popular. Isso tudo no espetáculo “Memórias de Carvalho”, que é gratuito e acontece na Área de Convivência. 

São sons e narrativas que remontam um Brasil do interior, negro e popular. O espetáculo ainda conta com intervenção de brincantes que convidam o público a cair na dança e nas brincadeiras. 

Ana Maria Carvalho é cantora, arte-educadora e figurinista e, em 2017, foi premiada pelo Ministério da Cultura como Mestre de Cultura Popular. Já Isabel Carvalho é educadora, dançarina, musicista, tesoureira, cozinheira e autora do livro “Do Auto do Nosso Boi”. 

OFICINAS FLORESTAR 

Fazem parte ainda da programação do Festival Florestar deste final de semana múltiplas atividades, dentre elas a intervenção “Rhundhun Krenak Vanuire”, que consiste na apresentação de danças e cantos da tradição Krenak; as oficinas “Alimento como Memória Ancestral: a Paçoca”, “Incensos Naturais: Efin Iwosan”, “Pintura Corporal Indígena”; e a vivência “Corrida do Maracá”. 

Outras atrações com a temática ambiental são a Roda de Conversa Pela Causa Indígena: Os Povos Originários no Oeste Paulista”; vivência de “Pintura Corporal Afro-Brasileira”; e as oficinas “Sementes e Artesanatos na Cultura Kaingang”“Minha Realeza Ancestral: Reflexos da Água”“Ervas da Cultura Afro-Brasileira” e “Jogos da Memória com Adinkras”

Para informações sobre como participar, horários, duração e classificação etária indicativa de cada atividade, visite o site

 
SERVIÇO 

O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente 

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas