23.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img

Aplicativo para natação gerado na Intepp é utilizado nos EUA

Swim Track é apresentado em centros de treinamentos e escolas de natação, sendo adotado inicialmente em três cidades

Desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) para avaliação e acompanhamento de evolução na natação, o aplicativo Swim Track foi apresentado em centros de treinamentos e escolas de natação nos Estados Unidos, durante a segunda quinzena de junho. As visitas ocorreram em Miami Beach, Davie, Teramac, Monteverde, Fort Lauderdale, Weston e Jacksonville. “Todos gostaram muito da inovação que o nosso sistema apresenta e já vamos começar a trabalhar com o Swim Track em três cidades no começo de agosto”, conta um dos sócios do empreendimento, o professor de Educação Física na Unoeste, Alessandro Pierucci `Pita`.

A apresentação foi feita pelo Time Swim Track, formado por Pita Pieruccim Alberto Bernardo Klar e Renato Simon de Freitas. Foram duas motivações para apresentarem o aplicativo aos norte-americanos. A primeira delas está no fato de que o Swim Track é novidade nos Estados Unidos, onde não existe nenhum aplicativo parecido com esse modelo de avaliação. A segunda está relacionada ao Alberto Klar que mora parte do ano nos Estados Unidos, na condição de renomado treinador olímpico com participações em três Olimpíadas e foi técnico do nadador brasileiro Gustavo Borges que participou de quatro Jogos Olímpicos, medalhista quatro vezes: prata e bronze.

Projeto incubado há 10 anos

A iniciativa de levar um produto brasileiro para os norte-americanos surgiu do interesse de uma escola de natação em utilizar o Swim Track, na cidade de Weston. Porém, o itinerário foi iniciado em Miami Beach, com a apresentação do aplicativo para o professor Robert Strauss, referência mundial da natação infantil. “Depois, fomos para Davie visitar a equipe Azura, do técnico olímpico Omar González. Na sequência, a Weston encontrar Samara Duarte, professora de natação que está fazendo muito sucesso em toda região de Miami e está inaugurando escola de natação na qual o Swim Track será o app adotado para fazer as avaliações pedagógicas dos seus alunos”, diz sobre o início do itinerário.

O professor mestre Pita Pierucci conta que projeto do Swim Track foi incubado em 2013 na Intepp, juntamente com o fisiologista Dr. Jair Garcia Jr., que também leciona no curso de Educação Física da Unoeste. Conta que em 1988 esteve na Flórida para um Swim Camp com Mark Subert, o melhor técnico dos Estados Unidos na época. Em Boca Raton, treinou na piscina ao lado do canal em Fort Lauderdale. “Complexo onde está o Swimming Hall of Fame, onde você pode conhecer as histórias dos maiores nadadores do mundo. Tive a oportunidade de aprimorar minha técnica nos 100 metros borboleta e nadar ao lado de grandes nomes da natação americana por 30 dias”, conta.

Pita Pierucci no Swim Camp, onde treinou no final dos anos 1980 ao lado de grandes nomes da natação dos EUA (Foto: Cedida)

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas