30.8 C
Presidente Prudente
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_img

Com 8 mil pessoas e sem chuva, 103º Shokonsai é marcado por novidades


O 103ª Shokonsai, uma tradicional festa da cultura japonesa em Álvares Machado, organizado pela Aceam (Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado) aconteceu no último final de semana e levou cerca de oito mil pessoas a prestigiarem a celebração, que é realizada no Cemitério Japonês da cidade.

De acordo com vice-presidente e organizador Luiz Takashi, a edição foi marcada por novidades, como stands para expositores, workshops, espaço kids, ampliação do estacionamento e da praça de alimentação e inauguração do Torii (portal), doado pela família Funada. Além disso, o evento contou com um palco maior para as mais de 50 atrações.

O ápice e encerramento é o ritual das velas, onde às 17h30, foi colocada em cada túmulo uma vela simbolizando agradecimento. Um dos maiores e inexplicáveis mistérios da cerimônia é que mais uma vez não choveu, e quando as velas são acesas, imediatamente o vento cessou.

No domingo, no culto budista que foi realizado na capela, o Monje Dan Miyuki trouxe um pensamento novo para os descendentes. Até então, acreditava-se que o Shokonsai significava convite às almas, onde os antepassados eram convidados a virem à terra, no entanto, conforme o Monje, existe um outro significado: trata-se de uma celebração onde os antepassados é quem convidam para a festa: Sho (convite), Ko (almas) e Sai (festa).

Colaborou: Francianra Nepomuceno

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas