14.8 C
Presidente Prudente
domingo, maio 26, 2024
spot_img

Trazendo saúde mental à mesa: Instituto Reconecta é inaugurado em Presidente Prudente

Foi inaugurado nessa segunda-feira (18) o Instituto Reconecta – Nutrição e Saúde Mental, primeira clínica em Presidente Prudente que trabalha com nutrição de crianças a adultos com seletividade alimentar, condição caracterizada por alimentação restritiva e evitativa.

Conforme a nutricionista e sócio proprietária Renata Bueno, o nicho principal são crianças e adultos com TEA (Transtorno Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). O Reconecta conta com especialistas nas áreas de terapia alimentar, transtornos alimentares, psicanálise, neuropsicopedagogia e fonoaudiologia.

Renata Bueno – Nutrição Integrativa: Conforme Renata, a Nutrição Integrativa envolve toda psiquiatria nutricional, desde o atendimento da seletividade alimentar quanto das atipias, ou seja, crianças com síndrome de Down, autismo, TDAH, ansiedade e/ou depressão.

Bárbara Valentim, neuropsicopedagoga, psicomotricista e psicanalista: Formada em psicanálise infantil, neuropsicopedagogia e psicomotricidade, Bárbara contribui no desenvolvimento infantil, com o tripé escuta, aprendizado e coordenação motora.

Vanessa Malaguti – Nutrição Clínica: Vanessa explica que objetivo principal da nutrição é reaproximar pessoas com a alimentação, mostrando que ser saudável é ter uma alimentação tranquila e humanizada, havendo um favorecimento psicológico em relação ao seu corpo e mente.

A partir de novembro, o Reconecta também contará com a fonoaudióloga Jennifer Lima e a psicopedagoga e psicomotricista Juliana Moreno. De acordo com Juliana, na psicopedagogia são trabalhados os processos de aprendizagem, como as dificuldades e limitações inerentes, que pode ser social, física e mesmo emocional; já na psicomotricidade o foco é a motricidade, ou seja, expressão de movimentos.

E é por meio da fonoaudiologia que é permitido, segundo Jennifer, identificar se existem alterações no desenvolvimento infantil e, de forma precoce, fazer as intervenções, desde a linguagem e aprendizado à seletividade alimentar.

Colaborou: Francinara Nepomuceno

Artigos Relacionados

Redes Sociais

0FãsCurtir
32,985SeguidoresSeguir
7,119SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Últimas